Tatuagens

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.

A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), sendo considerada como uma pratica demoníaca, comumente caracterizando-a como pratica de vandalismo no proprio corpo.

O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen" também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituição da cidade de Santos.

Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas.


Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.

A tatuagem tem sua importância na Análise da Personalidade -

Quando a pessoa faz tatuagem, ela pretende valorizar o lado emocional ou racional, isso ocorre quando essa pessoa não consegue mostrar ao mundo com clareza o seu ponto de vista em relação a certas coisas ou emoções, ela portanto, tentará embelezar de forma tal que fique mais nítido essa expressão.
No lado direito a pessoa aponta que está pronta pra trabalhar, pra se expressar no campo profissional, assumir responsabilidades neste sentido. No lado esquerdo, pode demonstrar que está pronta pra amar, ou que está superando um trauma amoroso, pode querer mostrar ao mundo que entende o verdadeiro sentido da palavra amor.

Obs: Nas costas inverte a polaridade, ou seja se fizer tatuagem no lado direito, é como se tivesse fazendo no lado esquerdo, e vice versa.



CLIQUE AQUI! PRA VOLTAR AO MENU INICIAL